Política de Autoavaliação

O PPGA-UFSCar utilizará como mecanismos de controle de suas ações, os procedimentos e instrumentos definidos na Política de Autoavaliação (regulamentada por Norma Complementar).

O processo de Autoavaliação utilizado pelo PPGA segue as recomendações propostas no relatório do grupo de trabalho CAPES sobre Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação, que preveem: o monitoramento da qualidade do programa, seu processo formativo, produção de conhecimento, atuação e impacto político, educacional, econômico e social; e o foco na formação discente na perspectiva da inserção social e/ou cientifica e/ou tecnológica e/ou profissional, presencial e/ou a distância do programa.

A Autoavaliação visa produzir autoconhecimento sobre o Programa de Pós-Graduação em Administração da UFSCar compreendendo e analisando suas dimensões regional, histórica, cultural e social, ampliando suas relações com a comunidade, a partir de um diagnóstico do curso na percepção da comunidade interna e externa com foco na formação discente, além da produção de conhecimento.

A Comissão de Autoavaliação (CAA) é responsável por elaborar o Plano de Autoavaliação (PAA) com base: na missão do PPGA; no PDI institucional; nas avaliações da Capes; e na monitoria da qualidade do Programa e do seu processo de formação. O PAA considera as seguintes dimensões de análise:
- Proposta do Programa;
- Estrutura administrativa, organizacional e infraestrutura existente;
- Docente;
- Discente;
- Funcionário;
- Gestão;
- Produção bibliográfica.

Cada dimensão possui um conjunto de indicadores e sua avaliação considerará planilhas de dados com indicadores internos e externos, qualitativos e quantitativos, levantados pela Comissão de Autoavaliação (CAA), incluindo os dados de relatórios e formulários de avaliação e acompanhamento preenchidos por docentes e discentes. Especificamente em relação à dimensão Docentes, também serão utilizados os procedimentos e critérios de avaliação de desempenho docente definido pela Norma Complementar que regulamenta o Credenciamento, Descredenciamento e Recredenciamento de docentes no Programa.