Processo Seletivo

A seleção de Alunos Regulares é anual e todos os detalhes do processo são definidos no Edital de Seleção.

O Processo Seletivo para ingresso como Aluno Regular do PPGA-UFSCar ocorre em duas etapas:

  • Etapa 1 (eliminatória e classificatória): Teste de conhecimento em Administração (Teste ANPAD)(Orientação Acadêmica ou Profissional) com pontuação mínima exigida de 300 pontos (resultado geral)
  • Etapa 2 (eliminatória e classificatória): Análise e Apresentação do Projeto de Pesquisa (conforme critérios do quadro de pontuação abaixo). Nesta etapa, a pontuação mínima será de 7 pontos.
Elemento
Critério
Pontuação
máxima
E1
Aderência do escopo do projeto de pesquisa ao tema de pesquisa.
2,0
E2
Clareza na contextualização e definição do problema, justificativa e importância da pesquisa.
2,0
E3
Pertinência e relevância da revisão da literatura, considerando a consistência no uso de conceitos e o conhecimento dos autores principais do tema e das pesquisas atuais.
2,0
E4
Clareza dos procedimentos metodológicos (coleta e análise de dados) e sua viabilidade.
2,0
E5
Adequação do projeto de pesquisa às normas ABNT vigentes para citações e referências de trabalhos, além de atender ao conteúdo e formatação requeridos no Edital e às normas cultas da língua portuguesa.
2,0
 

Nota Final:   NF = ((Nota da Etapa 1) /60 + (Nota da Etapa 2)) /2

Obs. A nota da Etapa 1 (Teste ANPAD) é divida por 60 (sessenta) para normalizar as notas da Etapa 1 em relação a Etapa 2.
         O Teste ANPAD apresenta como pontuação máxima 600 pontos. Assim, 600 pontos na Etapa 1, equivalem à nota 10.
 
  • Resultado: Os candidatos classificados serão ordenados pela Nota Final (NF) de forma decrescente e a efetiva aprovação estará limitada ao número de vagas definido no Edital de Seleção vigente.

Requisito Adicional (a ser comprovado pelo aluno durante o curso*): Exame de Proficiência em Língua Inglesa. O aluno deverá comprovar ao PPGA a sua aprovação no Exame de Proficiência em Inglês até a data de entrega da documentação para o agendamento do Exame de Qualificação.

*Contudo, é desejável que o comprovante do Exame de Proficiência seja enviado no momento da inscrição!